2017/08/01

Análise ao Sonoff POW da Itead com monitorização de consumo


Depois de experimentarmos o Sonoff 4CH, é a vez de voltarmos a nossa atenção para o Sonooff POW, que permite controlar apenas um dispositivo mas tem a capacidade para medir o seu consumo.

Para quem não está a par do que são os módulos Sonoff com WiFi da Itead, bastará dizer que são um verdadeiro "fenómeno" que nos permite criar uma casa inteligente a uma fracção do custo do que se poderia imaginar. Com eles podemos automatizar e controlar remotamente todo o tipo de equipamentos (e luzes), com a grande diferença a ser a de que o podemos fazer por poucos euros.

Por exemplo, este Sonoff POW, que é uma evolução do módulo base (que custa apenas 4 euros!) também pode monitorizar os consumos do aparelho que lhe ligarmos, e mesmo assim tem um preço de apenas 8 euros.

O Sonoff POW



O Sonoff POW é em tudo idêntico aos módulos Sonoff mais simples, podendo funcionar com alimentação de 90V-250V a 50/60Hz, e podendo controlar cargas de até 3500W (16A).



O processo de instalação é extremamente simples, bastando ligar a alimentação de entrada e a alimentação de saída que será ligado ao dispositivo que se pretende controlar e monitorizar. Embora conte com conectores de pressão, relembro que este tipo de módulos está pensado para ser instalado de forma permanente e não para andarem a mudá-lo constantemente.


Em funcionamento



A utilização destes módulos é feita através da app EWelink, que depois do processo de emparelhamento inicial, em que o módulo ficado ligado à nossa rede WiFi, permite controlar remotamente o módulo tanto quando estamos em casa, como quando se está fora dela - sem necessidade de preocupações adicionais com configurações.

Há no entanto uma pequena ressalva negativa na utilização da app, pois a mesma está preparada para ser utilizada apenas num único dispositivo... se quiserem controlar os vossos módulos a partir de vários smartphones, ou de um smartphone e tablet, terão que lidar continuamente com o aviso de "foi feito o login noutro dispositivo, volte a fazer login" (imagino que seja possível contornar isto criando utilizadores adicionais com acesso partilhado aos dispositivos - mas a maioria das pessoas provavelmente quererá integrar os módulos numa solução mais global, estilo Home Assistant, onde este problema não se coloca).


A diferença deste módulo face aos outros é a de que nos permite ver o consumo do que lhe tivermos ligado, sendo esse consumo apresentado tanto directamente no ecrã principal, como no ecrã "detalhado" do módulo. Sendo também possível ter acesso a um gráfico que nos mostra o histórico do consumo (coisa que no momento ainda não tinha tido tempo para "acumular").


O tempo de actualização dos consumos não é instantâneo, por vezes demorando entre 5 a 10 segundos para nos mostrar o valor do consumo, pelo que este módulo não será adequado para quem quiser controlar consumos "rápidos", mas mais para quem pretender criar um registo histórico do consumo ao longo de períodos mais prolongados (horas, dias, meses).


Apreciação final


Um dos sonhos de quem quer ter uma casa inteligente é ter todos os consumos monitorizados individualmente, para poder saber onde e como a sua energia eléctrica está a ser gasta, e assim poder detectar qualquer anomalia de forma atempada e também planear o seu plano de ataque para reduzir os consumos. Tradicionalmente isso era algo impraticável, considerando o custo de cada módulo para medir os consumos.... mas com este Sonof POW, esse sonho passa a ser uma realidade. Mesmo que se queriam monitorizar 10 equipamentos independentes estamos a falar de um valor de cerca de 80 euros, o que não me parece exagerado face aos benefícios que daí se podem tirar (em tempos, custaria isto - ou mais - apenas para se monitorizar um único aparelho).

Por isso, e tal como com o módulo 4CH, este Sonoff POW sai daqui com um:


Sonoff POW
Escaldante


Prós
  • Preço reduzido
  • Facilidade de utilização


Contras
  • App EWlink não permite utilização simultânea em múltiplos aparelhos

3 comentários:

  1. Qual é a possibilidade de integrar este equipamento com o sistema da EDP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há, são coisas completamente independentes.
      (Isto é... até poderá haver... mas não de forma simples.)

      Eliminar
    2. ora aqui está um bom desafio para os mais geeks

      Eliminar

[pub]