2017/08/08

Android 8 nunca terá falta de espaço para fazer actualizações


O próximo Android O / 8.0 promete não só agilizar o processo de actualizações para todos os equipamentos, como também diz que irá dizer adeus aos erros de falta de espaço para as actualizações do sistema.

O Android sempre foi problemático em termos de gestão do espaço disponível devido à arquitectura das suas partições, muitas vezes resultando em coisas incompreensíveis para a maioria dos utilizadores, como ter um smartphone que dizia ter gigabytes de espaço livre mas que dizia não ter espaço para fazer a actualização de uma app (como acontecia frequentemente no velhinho Sapo A5). Também no iOS a Apple foi obrigada a arranjar mecanismos para arranjar espaço para as actualizações de sistema, removendo programas (mas mantendo os dados) durante o processo de instalação e reinstalando-os de seguida. E agora, a Google apresenta-nos uma solução ainda mais original.

Com o Android 7 a Google implementou um sistema de actualizações em partições A/B, de modo a que as actualizações são feitas na partição alternativa, e o processo passa apenas por arrancar dessa partição para ficar tudo concluído (ou facilmente reverter para a anterior). No entanto, isso não evita que se pudesse ficar sem espaço, o que deu origem a este novo sistema de actualizações em streaming.

Com este novo sistema, o Android poderá fazer as actualizações directamente a partir da internet, como se se tratasse de mais um sistema de armazenamento... com capacidade ilimitada. Claro que isto deixará todo o processo dependente de uma ligação à internet, mas considerando que o sistema terá sempre a partição alternativa funcional como backup, não deverá ser demasiado crítico.

Igualmente curioso será o facto da Google parecer querer disponibilizar isto também para os Android 7.0 através dos Play Store Services... o que faz antever que este sistema provavelmente não se vá limitar apenas a actualizações do sistema e também possa vir a ser utilizado para actualizações de apps, dispensando a necessidade do espaço local para o download da actualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)