2017/08/04

Coinbase vai reconhecer Bitcoin Cash


Depois das ameaças de processos por parte dos clientes, a Coinbase cedeu na sua intenção de não reconhecer o novo Bitcoin Cash e acalma os utilizadores dizendo que lhes disponibilizará os seus Bitcoin Cash em Janeiro de 2018.

O Bitcoin deu origem a uma moeda paralela no início de Agosto - o Bitcoin Cash - que a Coinbase desde logo disse não ter qualquer intenções de suportar. O problema é que, em vez dessa nova moeda ser ignorada e "desaparecer", conseguiu atrair algum interesse e até chegou a atingir um valor de mais de 700 dólares.

A confusão advém do facto do Bitcoin Cash não ser uma moeda que começou do zero, mas que usou como base todo o histórico do Bitcoin existente no dia 1 de Agosto. Ou seja, quem tivesse Bitcoins nessa data ficou automaticamente com a mesma quantidade deles em Bitcoin Cash - o que não aconteceu para quem tinha os seus Bitcoins na Coinbase, dando origem às ameaças de processos por parte de alguns clientes.

Como seria de esperar, a Coinbase já veio acalmar os ânimos, dizendo que os Bitcoin Cash dos seus clientes estão completamente seguros e pertencem aos mesmos - e agora anuncia que irá suportar o Bitcoin Cash, entregando esse dinheiro aos clientes em Janeiro de 2018. No entanto, embora vá permitir manter a carteira com Bitcoin Cash, ainda não determinou se irá suportar a compra e venda desta nova moeda, decisão que será feita mais tarde.


É uma medida que irá descansar os clientes (mesmo tendo em conta que a Coinbase avisou atempadamente que quem quisesse ficar com Bitcoin Cash deveria ter transferido os seus Bitcoin para outra wallet/exchange antes do dia 1), mas por outro lado também é perfeitamente compreensível que a Coinbase não se quisesse associar a esta nova moeda digital, ainda sem provas dadas e sem a sua segurança validada; senão, o que impediria outras "facções" de quererem fazer o mesmo e tentarem fragmentar o Bitcoin em dezenas ou centenas de variantes diferentes, todas elas exigindo reconhecimento por parte da maior exchange a nível mundial?

Certamente continuarão a existir queixas, por parte daqueles que desejariam ter vendido os seus Bitcoin Cash no momento em que estiveram a $700 (neste momento continuam em queda e já estão perto dos $300)... mas, parece-me que a Coinbase tem mantido uma atitude "saudável" em relação a tudo isto, e com este anúncio demonstrou que não é intransigente nem tinha por objectivo ficar com o Bitcoin Cash dos seus clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]