2017/08/04

iPhone 8 terá detecção automática de cenas para fotos e vídeo?


O iPhone pode tirar excelentes fotografias mas a sua app de câmara é bastante básica. Para o próximo iPhone 8 a Apple parece estar a preparar novidades nesse campo, que potencialmente poderão chegar a todos os iPhones com iOS 11.

Há muito tempo que as câmaras digitais, mesmo as compactas, têm capacidade para determinar automaticamente o tipo de cena que se deseja fotografar e ajustar os diversos parâmetros em função disso. Nos Android, alguns fabricantes também têm implementado funcionalidades idênticas nas suas próprias apps de câmara; mas nos iPhones... nem por isso.

[modos de fotos de um smartphone Sony]

Ao inspeccionar o que se esconde no interior de uma actualização do HomePod, que tem revelado alguns segredos sobre o iPhone 8, descobriram-se também algumas referências a novidades na câmara com um modo SmartCam.



Este modo parece ser o equivalente aos sistemas de detecção automática já existentes, mas com inteligência acrescida, havendo referência a coisas como: grau de certeza de detecção de bebés, animais de estimação, nascer e por do sol, QR codes, documentos, fogo de artifício, palcos iluminados, etc.

É bem provável que a Apple esteja a recorrer a machine learning e inteligência artificial para determinar que tipo de cena se trata... e se for esse o caso, a incógnita será se esta funcionalidade ficará reservada aos iPhone deste ano (que potencialmente poderão contar com um CPU com aceleração deste tipo de tarefas) ou se também será disponibilizado para os iPhones anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)