2017/08/20

Como não tirar fotos a eclipses


Amanhã temos mais um eclipse solar total - que infelizmente não será visível de Portugal - apenas poderemos apanhar uma parte muito pequena, já durante o por do sol - mas mesmo assim importará relembrar algumas regras de segurança quanto a fotografar o Sol.

A maioria das pessoas já terá o bom senso de nunca olhar directamente para o Sol, mas algumas poderão sentir-se tentadas a fazê-lo através das suas câmaras fotográficas, e o resultado não será bonito.

Tal como não se deve olhar para o Sol, por os nossos olhos focarem a sua luz e poderem queimar a retina, também nas câmaras fotográficas acontece o mesmo, com as objectivas a focarem o Sol num único ponto que rapidamente começa a atingir temperaturas elevadas... podendo destruir completamente o sensor e a câmara.

Se quiserem tirar fotografias ao Sol, assegurem-se que têm os filtros adequados, ou usem o velho sistema do "projector solar", usando um pedaço de cartão ou papel no qual se faz um pequeno furo, para actuar como câmara "pinhole".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)