2017/08/20

Bassoon é um mod tracker no browser


No tempo dos Commodore Amiga, houve um tipo de programa que se tornou indispensável para os fãs da música - os mod trackers - e agora podemos revisitá-los com este Bassoon, um mod tracker feito em javascript que podemos usar directamente no browser.

O Commodore Amiga vinha com capacidades sonoras muito acima do que era habitual na época, contando com quatro canais de som capazes de tocar samples; e uma das formas mais simples de lhes dar uso era recorrendo aos mod trackers, programas que nos deixavam programar músicas escolhendo os samples e programando quando seriam tocados numa série de patterns sequenciais.

Era um sistema incrivelmente simples, que será mais facilmente compreendido se visto em funcionamento, como podem fazer visitando este Bassoon mod tracker.

Para começarem, basta escolherem uma das músicas demo disponíveis na secção esquerda e clicarem na tecla de play. A partir daí poderão começar a explorar as capacidades de tocarem apenas um dos patterns, carregarem novos instrumentos, ou até criarem as vossas próprias músicas.

Embora possa parecer uma ferramenta musical arcaica face às capacidades sonoras actuais, onde podemos ter dezenas ou centenas de canais, bastará ouvirem algumas das músicas disponíveis para rapidamente descobrirem que já muito se podia fazer com apenas quatro canais de som e uns samples bem apanhados... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)