2017/08/19

Google tem app Search Lite para pesquisas mais poupadas


Depois de muitos outros serviços, também a Google parece estar prestes a lançar uma versão "lite" da sua app principal de pesquisa, destinada aos mercados onde o consumo de dados e velocidade de acesso à internet seja mais limitada.

Já por diversas vezes temos abordado a questão de muitas apps estarem a crescer de tal forma que obrigam à criação de versões "lite" capazes de funcionarem em smartphones com hardware mais modesto e também serem mais poupadas nos dados. Argumentos que podem ser imprescindíveis para determinados países, mas que também vão conquistando adeptos no resto do mundo.

Neste caso, a Google tem uma app experimental Search Lite, que por agora parece ser destinada exclusivamente para a Indonésia e oferece uma experiência de utilização bastante mais simples e poupada (mas não menos funcional, pois continuamos a ter pesquisa por voz e tudo). Um factor curioso é que se tem a opção de poder usar um "browser interno" para poupar recursos, e também se podem activar um modo de compressão de dados para poupar dados enquanto se utiliza e navega através da app.

... Mais uma vez deixamos a pergunta no ar sobre qual será o motivo de limitar estas apps apenas a certos países; como se todo o resto dos utilizadores Android não devesse ter o direito de escolher entre usar a app normal ou preferir poupar dados (para além de que, sendo uma app concebida para funcionar bem em smartphones mais modestos, facilmente se imaginar como poderia correr num topo de gama. :)

A este ritmo, qualquer dia as lojas de apps precisam de adicionar toda uma secção dedicada exclusivamente a apps "lite"... ou então, até aparece uma loja dedicada apenas a este tipo de apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)