2017/09/22

Apple TV 4K não suporta YouTube 4K


A Apple actualizou a Apple TV com suporte 4K e HDR, mas estranhamente deixou de fora o suporte para uma certa plataforma que até conta com alguma popularidade: o YouTube.

A Apple está de parabéns por ter usado o seu peso para negociar com os estúdios e disponibilizar os filmes 4K HDR ao mesmo preço que os filmes HD (quem já tiver comprado filmes HD no iTunes terá direito às versões com qualidade melhorada, caso existam). Por outro lado, alguns utilizadores já ficarão um pouco mais descontentes com o facto de não poderem descarregar filmes 4K para verem offline (aparentemente ignorando que não é por isso que deixarão de haver filmes 4K pirateados a circular pela net), e muito mais serão surpreendidos pelo facto da sua nova e potente Apple TV 4K não permitir ver vídeos 4K do YouTube.

Sim... aquilo que seria um dos usos mais comuns que se esperaria de qualquer media player 4K - dar um salto ao YouTube para o sempre crescente número de vídeos em 4K - não poderá ser feito nesta nova Apple TV, pois a Apple deixou de fora o suporte para o codec VP9 usado pelo YouTube, disponibilizando apenas o H.264, HEVC (H.265), e MP4. Resultado: só se podem ver vídeos do YouTube em Full HD, no máximo.

Esperemos que isto venha a ser rectificado em breve... pois não faz sentido deixar de fora a maior plataforma de vídeo mundial; assim como outros detalhes que conviria resolver: como o suporte para áudio Atmos; ou permitir que o sinal de vídeo se ajustassem em função dos conteúdos. Actualmente, a Apple TV utiliza sempre o mesmo modo de vídeo independentemente dos conteúdos: pelo que se tiverem escolhido 4K HDR a 60fps, mesmo que estejam a ver um vídeo "low-def" a 24fps, o mesmo será convertido para o formato "melhorado"... nem sempre com os melhores resultados.

Pormenores a ter em conta por quem estiver a considerar a compra de uma destas novas Apple TV 4K.

Actualização: A Apple diz que o suporte para Atmos irá chegar...

2 comentários:

  1. Utilizo o nvidia shield TV que apesar de ter 4K no youtube nao tenho HDR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só o chromecast ultra permite HDR no youtube.

      Eliminar