2017/10/07

Apple prepara ecrãs Micro-LED para o Apple Watch


Tendo dado o salto para os ecrãs AMOLED no seu iPhone X, voltam a subir de volume as referências de que o próximo Apple Watch poderá ganhar um ecrã Micro-LED.

A Apple comprou uma empresa especializada em ecrãs Micro-LED em 2014 (a LuxVue) e desde então que se tem esperado pelos frutos dessa aquisição. No início deste ano surgiram os rumores de que a Apple estaria pronta para começar a produzir estes ecrãs no final deste ano, e agora o lançamento de um novo equipamento de fabrico de painéis micro-LED de nova geração, com muito maior precisão, faz antever que isso se possa vir a concretizar, permitindo que os Apple Watch do próximo ano já contem com estes ecrãs.

Embora também se trate de tecnologia "LED", os micro-LED permitem um método de fabrico bastante mais simples que os OLED (que recorrem a materiais orgânicos, com maior complexidade de fabrico e problemas de longevidade).


No fundo, podemos imaginar um ecrã feito dos LEDs tradicionais que bem conhecemos, mas em escala microscópica, e que dispensam muitas das camadas necessárias nos OLED - o que também permite criar ecrãs ainda mais finos e flexíveis; para além de ter vantagem em termos de energia (menos 50% face a um ecrã OLED) e maior luminosidade e longevidade.

... O único problema é que ainda é complicado garantir a fiabilidade de produção destes ecrãs, motivo pelo qual ainda não os vemos no mercado a demonstrar as suas vantagens; e também razão pela qual isso se deverá iniciar por ecrãs de tamanho e resolução reduzida, como as que se adequam aos smartwatches.

A mais longo prazo, depois de vermos estes ecrãs micro-LED num Apple Watch, seguramente será apenas uma questão de tempo até que a Apple os vá aplicar aos seus iPhones, e nesse altura já não precisará dos ecrãs AMOLED da Samsung nem de outros fornecedores - mas, isso é algo que ainda estará a vários anos de distância... conforme demonstrado pelos muitos investimentos que a Apple fez na LG e outros fabricantes, para a produção de ecrãs AMOLED para os próximos anos. Seguramente ainda veremos um iPad com ecrã AMOLED antes de vermos estes micro-LED tornarem-se comuns...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)