2017/10/03

Samsung ganha mais com iPhone X do que Galaxy S8

A curiosa relação entre Apple e Samsung é por vezes difícil de quantificar, mas uma análise revela o quanto a Samsung tem a ganhar com isso: e são muitos milhares de milhões de dólares.

Segundo uma análise feita pela Counterpoint Technology, a Samsung irá ganhar mais 4 mil milhões de dólares à custa dos componentes que vende para o iPhone X do que com os componentes usados no seu próprio Galaxy S8. Isto tendo por base as vendas estimadas para os próximos 20 meses, o período de tempo em que um modelo ainda mantém vendas relevantes.

É que embora a Samsung ganhe 202 dólares em componentes em cada Galaxy S8 (versus 110 dólares por cada iPhone X), estima-se que a Apple consiga vender 130 milhões de iPhone X no dito período, enquanto que a Samsung deverá vender apenas 50 milhões de unidades dos seus S8 - resultando no diferencial de 4.2 mil milhões conseguidos à custa da venda de componentes para o seu rival, como o ecrã OLED, memórias flash, baterias e condensadores.

Portanto, parece-me que a principal questão para a Samsung não será perceber porque motivo vende componentes para os iPhones... mas sim preocupar-se com a possibilidade de a Apple deixar de precisar dos seus componentes. A Apple tem investido milhares de milhões na LG e outros fabricantes (LG, Sharp, JDI) para que também acelerem a produção de ecrãs OLED; e também faz parte de um grupo que comprou a divisão de fabrico de chips da Toshiba, que lhe permitirá ter acesso privilegiado à produção de memórias flash.

... São muitos milhares de milhões que a Samsung se arrisca a perder ao longo dos próximos anos...

2 comentários:

  1. A Microsoft é igual, ganha mais em royalties do que
    com o Windows mobile 10....
    São negócios....

    ResponderEliminar
  2. Royalties das patentes..claro...e do Android ...

    ResponderEliminar