2017/11/19

Android ganha integração com gestores de passwords

A Google lançou uma investida contra às aplicações que utilizam indevidamente os Accessibility Services do Android, com implicações que podem por em causa inúmeras apps, mas a nível dos gestores de passwords parece que não haverá problemas.

É certo que existirão apps que podem fazer uso indevido das capacidades dos serviços de acessibilidade, mas muitas outras há que também o fazem para disponibilizar funcionalidades bastante úteis e benéficas para os utilizadores. O popular gestor de passwords LastPass é um destes exemplos, que recorria a estes serviços para fazer o preenchimento automático de palavras passe - e cuja funcionalidade se temia ser posta em causa com esta alteração da política da Google.

Segundo a informação agora disponibilizada pela Google, não há razões para os utilizadores ficarem preocupados, pois irá ser criada um programa especial de certificação para gestores de passwords e também uma secção especial na Play Store, que permitirá a estas apps continuarem a ter as funcionalidades esperadas que facilitam a introdução das passwords nos variados serviços que os seus utilizadores usam.

A Google está neste momento a trabalhar neste sentido não só com o LastPass mas também com o 1Password, Dashlane, e Keeper. O problema é que esta nova API de preenchimento automático, que para além das passwords também pode ser usada para muitos outros dados, só deverá estar disponível no mais recente Android Oreo... pelo que resta saber se a Google irá permitir que, nos Android mais antigos (e que representam a esmagadora maioria dos equipamentos no mercado) isso possa continuar a ser feito pela via da "Acessibilidade".

1 comentário:

  1. Depois de cinco anos a usar o LastPass mudei para o em 2016 Sticky Password.
    Em resultado, deixei de deparar com estas situações e outras complicações que o LastPass apresentava

    ResponderEliminar