2017/12/02

Galaxy S9 virá com ecrã full-screen verdadeiro?


Depois de modelos como os Galaxy com ecrã edge e o Mi Mix terem começado a reduzir as margens em redor do ecrã, eis que começa a corrida para o primeiro smartphone verdadeiramente sem margens - havendo quem diga que isso poderá acontecer já com o Galaxy S9.

Modelos como o iPhone X apresentam-se como sendo smartphones com ecrãs "sem margens", mas a verdade é que ainda tem uma generosa margem em seu redor - embora muito inferior à dos modelos anteriores. Mas, o que os fãs da tecnologia esperam é ter um smartphone cujo ecrã vá verdadeiramente até às bordas, como fazem os ecrãs Edge da Samsung... mas em todos os sentidos, o que constituiria o primeiro smartphone com ecrã a ocupar 100% da sua área frontal.

Sem grandes surpresas, a Samsung está a trabalhar nisso, tendo já uma patente para ecrãs que são uma evolução dos "edge", podendo dar a volta às margens laterais e disponibilizando um ecrã na parte lateral.


Se ignorarmos o maior risco em caso de quedas, as vantagens, para além do aspecto estético, permitiriam fazer coisas como ter botões laterais programáveis em troca dos botões físicos. Por exemplo, poderíamos escolher se queríamos os botões de volume do lado esquerdo ou direito, ou mais acima ou mais abaixo, etc. etc.

Infelizmente, parece-me que é tecnologia que ainda não deverá estar pronta a tempo da produção dos Galaxy S9, pelo que a aposta mais segura será contar apenas com uma versão que se foque em reduzir as margens que ainda restam, provavelmente fazendo desaparecer quase por completo a margem inferior.


É que fazer desaparecer a margem também em cima, levanta toda uma série de complicações técnicas a nível de onde colocar os sensores e câmaras necessárias... embora fosse de luxo se isso fosse feito recorrendo-se a secção com OLED transparente... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)