2017/12/23

Investigadores criam plantas luminosas


E se da próxima vez que quisessem ler à noite, em vez de ligar uma lâmpada simplesmente pusessem um vaso com uma planta na mesa de cabeceira? É isso que alguns cientistas pretendem fazer, e os resultados são promissores.

Investigadores do MIT fizeram novos avanços na criação de plantas luminosas. Se em experiências anteriores apenas tinham conseguido criar plantas que mantinham o brilho no escuro por 45 minutos, desta vez conseguiram prolongar a luminosidade por três horas e meia. Embora se esteja a falar de um brilho ténue, a ideia é que no futuro seja possível aumentar essa luminosidade de forma a que pudessem iluminar uma pequena divisão... ou até criar árvores que iluminassem as estradas

Segundo os investigadores, colocar as plantas a servirem como iluminação seria um benefício duplo, pois não só promoveria a sua plantação em mais locais, como simultaneamente reduziria a necessidade de gastar energia na iluminação eléctrica... E não ficou esquecida a parte de também ser possível "desligar a luz" das plantas, que podia ser feito em resposta à exposição solar, para que não estivessem a iluminar sem necessidade durante o dia.

Só falta depois dar o passo seguinte, de fazer uma árvores com as folhas a acender e apagar alternadamente... e já ficamos com a árvore perfeita para o Natal. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)