2017/12/07

Qualcomm revela Snapdragon 845


Depois do Snapdragon 835 que equipa grande parte dos smartphones topos de gama deste ano, a Qualcomm revela o Snapdragon 845, 30% mais eficiente.

A evolução nos chips ARM que equipam smartphones, tablets e outros equipamentos, teve uma evolução brutal nos últimos anos mas, finalmente, parece também dar sinais de abrandamento. Sinal disso é que, em vez de anunciar que este novo Snapdragon 845 tem "o dobro do desempenho" do anterior, como em tempos era normal, a Qualcomm opta por destacar que é 30% mais eficiente e que também conta com um GPU 30% mais rápido (Adreno 630).

Nos núcleo de alto desempenho (que podem funcionar até 2.8GHz) as melhorias anunciadas são de 25-30% face aos do Snapdragon 835, e de 15%  nos de baixo consumo (com velocidade de até 1.8GHz). São valores que ainda assim são significativos...

Este chip também conta com um processador de imagem melhorado (Spectra 280) com capacidade para captar vídeo 4K a 60fps em HDR, e 720p HDR a 480fps; e um DSP Hexagon mais potente, que poderá ser aplicado em funções de machine learning e AI. O GPU pode fazer render de imagens 2Kx2K a 120fps, o que será de relevo para aplicações VR, assim como o tracking visual de posicionamento.

Nas comunicações podemos contar com velocidades de até 1.2Gbps; melhorias no WiFi que prometem inicialização da ligação até 16x mais rápida (e também mais eficiente); e uma vez que a parte da segurança, também conta com um núcleo de processamento "seguro" que poderá tratar da autenticação e tratamento de dados biométricos a salvo de qualquer tentativa de interferência dos processadores principais.

Em 2018 deverá ser o novo chip de eleição para todos os topo de gama.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)