2017/12/23

SpaceX lança 10 satélites Iridium com sucesso - e prepara Roadster para lançamento no Falcon Heavy


A SpaceX fez mais um lançamento com sucesso, enviando 10 satélites Iridium para o espaço e aumentando o recorde de lançamentos num só ano.

Com este lançamento a SpaceX atinge os 18 lançamentos em 2017, mais do dobro do seu anterior recorde anual, e contribuindo para a expansão da rede NEXT da Iridium que irá permitir ter uma cobertura de dados global que permitirá ter informação de todos os voos em tempo real, e também de todas as embarcações.

Desta vez a SpaceX não tentou recuperar o foguete após o lançamento, embora o mesmo tenha realizado todas as manobras como se fosse aterrar (mas sem plataforma flutuante para o receber), e a separação causou um espectáculo visual invulgar que fez várias pessoas pensarem que estavam a ver um OVNI (bem, tecnicamente estavam, uma vez que para elas se tratava de um objecto voador não identificado!)







Agora ficam os olhos postos no lançamento do Falcon Heavy para o início de 2018, em que Elon Musk aproveitará a oportunidade para testar a sua potência com uma carga bastante original: um dos Tesla Roadster originais (não dos novos Tesla Roadster como inicialmente pensava).


O carro será lançado para o espaço a tocar o Space Oddity de David Bowie e, assumindo que tudo corre como planeado, ficará a orbitar Marte numa órbita elíptica de mil milhões de anos.
... Interrogo-me daqui por quantas décadas / séculos / milénios, as gerações futuras poderão recuperar este exemplar como mais um marco importante na nossa aventura pelas estrelas. (Seguramente olhando para este automóvel como nós agora olhamos para uma carroça da idade média... :)


3 comentários:

  1. Não é um dos novos roadster, é dos antigos. Pelo menos nas imagens e na legenda da foto do Instagram do musk.

    ResponderEliminar