2018/01/10

Câmaras inseguras em Portugal expostas ao mundo


O mundo das câmaras de vigilância continua a estar repleto de falhas de configuração, expondo centenas de câmaras em Portugal a todo o mundo.

Colocar uma câmara de vigilância em casa, para nos permitir ver o que se passa onde quer que se esteja, é algo que hoje em dia pode ser feito de forma bastante simples e económica. O problema é que muitas vezes quem as instala não se preocupa em garantir as devidas medidas de segurança - e isto sem contar com as câmaras que, mesmo que se pensem estar "seguras", contêm vulnerabilidades que continuam a permitir o acesso indevido a qualquer pessoa que também a queira espreitr.

O site Insecam expõe milhares de câmaras inseguras espalhadas pelo mundo, e também temos uma generosa quantidade de câmaras inseguras em Portugal.

Embora se possa admitir que algumas dessas câmaras estejam a disponibilizar imagens publicamente; a grande maioria não se enquadrará nessa categoria, permitindo ver pátios de residências privadas, garagens, e até lojas e escritórios, num verdadeiro canal "Big Brother" que nos deixa a pensar se os intervenientes estarão conscientes de estarem a ser vistos "pelo mundo".

Quanto mais não seja, para quem tiver câmaras que possibilitem o acesso remoto, convém lá dar um salto para confirmar se não estarão a fazer parte do elenco!

3 comentários:

  1. Vejam bem no estado em está este mundo em que vivemos... As duas primeiras câmaras são de restaurantes aqui do burgo onde, curiosamente, por vezes vou almoçar... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avisa-os. Talvez até te oferecem um almoço :P

      Eliminar
  2. Já tinha visto isto, bastou alguém se lembrar de pesquisar no google por câmaras IP abertas...aparecem logo agregadores de câmaras a nível mundial. É preocupante quando alguém instala câmaras para vigilância da sua casa e essas mesmas câmaras servem para os amigos do alheio vigiarem os próprios donos...

    ResponderEliminar

[pub]