2018/01/10

Câmaras inseguras em Portugal expostas ao mundo


O mundo das câmaras de vigilância continua a estar repleto de falhas de configuração, expondo centenas de câmaras em Portugal a todo o mundo.

Colocar uma câmara de vigilância em casa, para nos permitir ver o que se passa onde quer que se esteja, é algo que hoje em dia pode ser feito de forma bastante simples e económica. O problema é que muitas vezes quem as instala não se preocupa em garantir as devidas medidas de segurança - e isto sem contar com as câmaras que, mesmo que se pensem estar "seguras", contêm vulnerabilidades que continuam a permitir o acesso indevido a qualquer pessoa que também a queira espreitr.

O site Insecam expõe milhares de câmaras inseguras espalhadas pelo mundo, e também temos uma generosa quantidade de câmaras inseguras em Portugal.

Embora se possa admitir que algumas dessas câmaras estejam a disponibilizar imagens publicamente; a grande maioria não se enquadrará nessa categoria, permitindo ver pátios de residências privadas, garagens, e até lojas e escritórios, num verdadeiro canal "Big Brother" que nos deixa a pensar se os intervenientes estarão conscientes de estarem a ser vistos "pelo mundo".

Quanto mais não seja, para quem tiver câmaras que possibilitem o acesso remoto, convém lá dar um salto para confirmar se não estarão a fazer parte do elenco!

5 comentários:

  1. Vejam bem no estado em está este mundo em que vivemos... As duas primeiras câmaras são de restaurantes aqui do burgo onde, curiosamente, por vezes vou almoçar... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avisa-os. Talvez até te oferecem um almoço :P

      Eliminar
  2. Já tinha visto isto, bastou alguém se lembrar de pesquisar no google por câmaras IP abertas...aparecem logo agregadores de câmaras a nível mundial. É preocupante quando alguém instala câmaras para vigilância da sua casa e essas mesmas câmaras servem para os amigos do alheio vigiarem os próprios donos...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar