2018/01/01

Google testa Fuchsia OS no Pixelbook


Para além do Android e do Chrome OS, a Google tem investido num novo sistema operativo chamado Fuchsia... e que já pode ser experimentado também no Pixelbook.

Há mais de um ano que sabemos que a Google está a trabalhar num misterioso sistema operativo denominado Fuchsia, mas pouco mais se tem descoberto sobre os planos que lhe estão reservados. Desde então, demoramos um ano para saber que o sistema já contava com um interface gráfico, e agora descobre-se que a Google também o estará a testar no seu Pixelbook.

A par do Pixelbook há mais alguns equipamentos que são referenciados como sendo suportados oficialmente, e que incluem os Intel NUC e o Acer Switch Alpha 12; mas o que se pode concluir daqui é o de que a Google esperará que este sistema operativo possa correr em praticamente todos os computadores, ao estilo do que acontece com o Windows e distros Linux.

A grande dúvida é se a Google encara o Fuchsiacomo o sistema operativo que - num futuro a longo prazo - virá a substituir o Android e Chrome OS; ou se não passa de mais uma experiência que se arrisca a ser cancelada sem qualquer justificação adicional, como regularmente vai acontecendo com vários projectos da Google. Isso, só o tempo o dirá... mas até lá esperemos que a Google nos vá dizendo o que pretende para o futuro do Fuchsia... e, de preferência, sem que se tenha que esperar mais um ou dois anos.

1 comentário:

  1. Poderia ser um SO que fosse de encontro a tão desejada convergência, vamos esperar também estou curioso embora goste muito de Linux mais um SO Universal de peso faria abanar mais o mercado e seria bom para todos

    ResponderEliminar