2018/01/23

Notícias do dia

Bateria dos iPhones pode nem durar 18 meses; Google lança Gboard Go mas só para Android 8.1; AmpliFi Teleport cria uma rede segura onde quer que se esteja; temos uma coluna Xiaomi bluetooth por €12; e tivemos um caso de roubo de IOTA por ignorância dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal que vos pode valer um rato Alfawise com iluminação RGB, e que o nosso meeting mensal é já este sábado.

DuckDuckGo com novas apps e extensões



Quem se preocupa com a sua privacidade seguramente já utilizará o DuckDuckGo como motor de pesquisa, e a partir de agora passa a poder usar também as suas novas apps e extensões para browsers, para minimizar a invasão da sua privacidade quando está online.

Disponíveis para Android, iOS, Chrome, Firefox e Safari, estas apps e expansões incluem um bloqueador dos cookies e scripts de tracking, reduzindo a recolha de dados que é feita por gigantes como a Google e Facebook em praticamente todos os sites que os utilizadores visitam - para além de outras funcionalidades que tentam proteger a privacidade dos utilizadores e sensibilizá-los para essa exposição.


Nokia 10 pode vir com 6 lentes rotativas


Nos seus tempos de glória a Nokia ficou conhecida por fazer algumas "invenções" com as câmaras em smartphones, como o 808 PureView com a sua câmara de 41MP; e parece que a HMD quer fazer relembrar esse tempo com o próximo Nokia 10.

Desta vez não deveremos ter (ainda) uma câmara de 41MP, mas sim um sistema de lentes rotativas que permitirá tirar o máximo partido da lente em função das necessidades do momento. Uma solução que parece um pouco rebuscada... mas que pode ser o tipo de coisa que agradará a quem dá prioridade ao smartphone enquanto câmara digital.


Apple HomePod vai ser lançado sem stereo nem áudio multi-room 




Mesmo depois do longo atraso no lançamento, quem comprar um HomePod da Apple continuará a não ter acesso a algumas das funcionalidades anunciadas, como o sistema áudio multi-room ou a possibilidade de usar duas colunas em stereo... Tudo isto chegará apenas posteriormente por via de uma actualização de software.

Se se pode aceitar que existam coisas que podem ser melhoradas e adicionadas por via de actualizações, não se deveria esperar/exigir que pelo menos as funcionalidades anunciadas de raiz estivessem disponíveis logo desde o início? Afinal, estão os consumidores a pagar por um produto finalizado, ou estão a pagar para servir de beta testers de produtos inacabados e ainda em desenvolvimento?


Files Go da Google faz sucesso na Índia com opção de eliminar imagens de "Bom Dia"



A app mais eficiente "Files Go" da Google está a fazer sucesso na Índia, mas não directamente por ser uma app mais poupada e melhor adaptada para smartphones com hardware mais limitado. O que tem feito sucesso é a sua funcionalidade que permite eliminar todas as imagens associadas a mensagens de "bom dia".

Diariamente milhões de indianos acordam com os seus smartphones sem espaço livre, e parte dessa culpa deve-se ao fenómeno que tem contagiado grande parte da população, de diariamente enviarem mensagens de bons dias com imagens de "textos inspiradores". Segundo a Google, a app tem ajudado a eliminar cerca de 1GB de dados desnecessários, em média, por utilizador.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-01-22/spacex-keeps-u-s-air-force-s-confidence-after-satellite-s-loss

    ResponderEliminar