2018/02/24

ARKit dá nova vida às apps de localização em realidade aumentada


Há muitos anos atrás, a chegada dos giroscópios aos smartphones deu origem a uma primeira vaga de apps de localização com modo de visualização em realidade aumentada; agora, com o ARKit, vamos assistir a uma repetição... mas desta vez mais bem feita.

O ARKit da Apple (e equivalente ARCore da Google) facilitam a criação de apps de realidade aumentada com tracking de alta qualidade. O tipo de coisas que há um par de anos obrigaria a ter uma equipa de especialistas pode agora ser feito por um qualquer developer curioso que começou a brincar com realidade aumentada há umas horas atrás; e para além das apps de realidade aumentada mais convencionais que temos visto, incluem-se também apps de localização que nos aproximam daquilo que se desejava desde os tempos da chegada dos giroscópios.

O vídeo que se segue pode ser curto, mas dá-nos uma amostra do tipo de coisas que pode ser feito em realidade aumentada com a ajuda destes novos sistemas; e torna-se também óbvio que é o tipo de aplicação que assentaria perfeitamente em "óculos digitais"... como aqueles que os rumores dizem que a Apple está a preparar para 2020.

Até lá, ainda vamos ter que ver o que valem os Magic Leap; ou, para quem não quiser gastar dinheiro, ver de que forma os developers serão capazes de usar o ARKit e ARCore com originalidade.


1 comentário: