2018/02/26

HP ZBook 15u G4 [contacto]


A HP é uma marca que dispensa apresentações, com uma gama de produtos que abrange praticamente todos os sectores da informática, do segmento doméstico ao segmento empresarial. E é precisamente no mercado empresarial que se insere este "portátil" ZBook 15u G4 .

A linha Zbook está direccionada para os profissionais que necessitam de combinar poder de processamento e mobilidade e este 15u G4 é uma boa prova de que é possível conjugar estas duas condições, sendo um exemplo disso mesmo o seu peso (inferior a 2 quilos) e os 19,9 mm de espessura.


O equipamento que a HP nos disponibilizou estava equipado com um processador Intel Core i7-7600 @ 2,8GHz, 16 GB de RAM, ecrã Full HD de 15" (no formato 16:9), placa gráfica AMD FirePro W4190M (com 2 GB de RAM) e disco SSD de 512 GB.

Este portátil conta com saídas de vídeo no formato VGA e Display Port, uma porta USB 3.1 e outra USB 3.0 (com função de carregamento), uma porta USB C, porta de rede RJ45 (gigabit), entrada/saída de áudio e ainda uma ranhura para cartão SIM, o que permitirá a ligação directa a qualquer rede móvel.


Nesta gama Zbook é possível encontrar modelos com processador Intel Core i7 a e até 32 GB de RAM, para além de armazenamento até 2 TB (por valores incomportáveis para o comum dos mortais).

O design não é o elemento mais conseguido do HP Zbook 15u G4, apresentando-se com um corpo em plástico (de boa qualidade) que oferece segurança no seu manuseamento; já o teclado é retro-iluminado, o que facilita a sua utilização em ambientes menos iluminados.



O HP Zbook 15u G4 é vendido com o Windows 10 Pro pré-instalado e, graças à conjugação entre o seu processador i7-7600, os 16 GB de RAM e o SSD de 512 GB, o seu funcionamento é bastante satisfatório para qualquer tarefa que se lhe peça para desempenhar.

Para testar o desempenho desta "estação de trabalho portátil" (citando o site da HP), criei várias máquinas virtuais com o VMplayer, todas com um mínimo de 4 GB de RAM (uma tinha 8 GB de RAM) e, mesmo com três máquinas virtuais a correr em simultâneo, o ZBook 15u G4 nunca se queixou, tendo respondido sempre de forma rápida em qualquer tipo de tarefa, quer no próprio portátil, quer nas máquinas virtuais.

Já o disco SSD apresenta um excelente comportamento, com velocidades ao nível do que de melhor se pode encontrar (leitura de 2626 MB/s e escrita de 1501 MB/s).


Quanto à autonomia, consegui utilizar este equipamento apenas com bateria por mais de 4 horas, durante as quais estiveram em funcionamento duas máquinas virtuais e foram visualizados vídeos na maior parte do tempo. Para um equipamento com as características deste ZBook, pode-se considerar que a autonomia é mais do que aceitável e ainda contamos com a função de carregamento rápido, que permite carregar a bateria até 50% em apenas 30 minutos.

É claro que ter a possibilidade de transportar de um lado para o outro um equipamento com as características de processamento deste HP ZBook 15u G4 é um ponto que poderá ser decisivo para muitos profissionais, que até agora poderiam estar limitados a trabalhar num equipamento potente apenas no seu local de trabalho e sempre que necessitavam de se deslocar perdiam esse mesmo poder de processamento.

Outro aspecto bastante positivo desta "estação de trabalho portátil" é o facto de vir com 3 anos de garantia no local, algo que supera os 2 anos de garantia obrigatórios por lei para os particulares (que no caso de empresas se resume a apenas 1 ano).

Os portáteis da série ZBook 15u G4 estão disponíveis em Portugal com preços a partir dos 1500 euros.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)