2018/02/12

Switch já corre Linux e nem a Nintendo o pode impedir


A Switch tem sido uma consola que tem superado todas as expectativas da Nintendo, mas também há toda uma comunidade de hackers interessado em libertá-la das garras do fabricante de forma a que lá se possa correr todo o software que se queira... e parece que isso já foi feito.

Um grupo de hackers parece já ter conseguido "crackar" a consola e colocá-la a correr Linux, o que se pode considerar o primeiro passo para que se possa fazer o que se quiser, incluindo correr jogos emulados que a Nintendo não disponibilize oficialmente. A parte mais marcante é que parece não haver forma da Nintendo evitar este método nas consolas Switch já no mercado, pois para o evitar terá que fazer uma alteração nos próprios chips Tegra X1... o que poderá nem sequer ser economicamente viável - mesmo considerando todos as potenciais implicações da eventual "pirataria" que possa surgir por via deste método.

... Mas pronto, bem sabemos que o verdadeiro combate à pirataria não se faz por via de hardware bloqueado mas sim tornando a plataforma tão atractiva que os utilizadores nem sequer tenham vontade de fazer pirataria... pelo que me parece que, no caso da Switch, o recurso à pirataria poderá ficar limitado a um conjunto restrito de utilizadores... mas o tempo o dirá.

1 comentário:

  1. Esse grupo failoverfl0w nao costuma fazer release dos exploits.
    No entanto, a team Xecuter anunciou um mod chip para breve (e um solderless tambem):
    https://gbatemp.net/threads/team-xecuter-reveal-info-on-upcoming-switch-modchip.494293/

    ResponderEliminar