2022/10/20

Apple suspende produção do iPhone 14 Plus

Num cenário que evoca o que aconteceu com o iPhone 13 Mini, também a produção do iPhone 14 Plus foi suspensa para reavaliação pela Apple.

A Apple parece não estar a ter muita sorte com a oferta de tamanhos diferenciados na gama não-Pro dos iPhones. Depois de ter acedido aos pedidos dos utilizadores e lançado um iPhone Mini na geração 12 e 13, acabou por descobrir que as compras não atingiam os valores esperados, acabando por cancelar esse modelo mais compacto e apostado no tamanho oposto. Com a chegada dos iPhone 14 a Apple propôs o iPhone 14 Plus, mas novamente as vendas têm ficado abaixo do esperado, levando a Apple a cortar nas encomendas de componentes e tendo suspendido a produção.

É um cenário curioso, em que falhou na oferta de um modelo pequeno e falha na oferta de um modelo maior - que tradicionalmente tem sido o preferido pelos consumidores - mas que também poderá ter a ver com o pequeno "pormenor" do preço.

Os preços dos iPhone 14 levaram um ajuste para cima, que fazem com que o modelo mais barato fique acima dos mil euros. Falando do iPhone 14 Plus, o modelo base começa nos 1189 euros, valor que sobe para os 1319 euros quando se considera a versão de 256 GB que, para muitos, será a capacidade mínima aceitável. Esses 1319 euros já são um valor que fica bastante próximo do iPhone 14 Pro base (1349 euros) e iPhone 14 Pro 256 GB (1479 euros) - sendo muito provável que vem vá gastar 1300 euros num iPhone 14 se sinta mais predisposto a pagar o restante e ir para um iPhone 14 Pro.

Mesmo com apenas quatro modelos de iPhone 14, a Apple pode estar a lidar com o problema de canibalização de vendas pelos seus próprios modelos, ao disponibilizar modelos não Pro que acabam por ter preços muito próximos dos modelos Pro. Idealmente, a Apple poderia resolver a situação reduzindo 100 euros aos modelos não Pro para os tornar mais competitivos mas, conhecendo-se a Apple, o mais certo é que a sua solução seja aumentar ainda mais o preço dos iPhone Pro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)