2022/10/25

Shutterstock vai vender imagens geradas pelo Dall-E

A Shutterstock quer antecipar-se à venda de imagens geradas por AI submetidas por outras pessoas, anunciando a sua própria parceria com a OpenAI para vender imagens geradas pelo Dall-E.

A Shutterstock é uma das maiores empresas de licenciamento de fotos e imagens, e não tem estado alheia à revolução que se tem assistido neste sector com a geração de imagens via sistemas de AI como o Dall-E, Stable Diffusion e outros. Sendo previsível que muitas pessoas começassem a submeter imagens geradas por estes processos na plataforma, a empresa aposta numa medida radical, proibindo a venda de imagens geradas via AI a não ser que sejam feitas através da sua própria integração com o Dall-E.

Também dando resposta às crescentes críticas de que estes sistemas têm abusado dos processos de treino usando fotos e imagens de muitos artistas sem qualquer tipo de consentimento, a Shutterstock diz que irá criar um fundo de compensação, para quando as imagens submetidas na sua plataforma forem vendidas a empresas de AI para treino dos seus sistemas (veremos se será algo com efeito prático efectivo, ou apenas um anúncio que visa silenciar essas críticas). De resto, é também essa a desculpa dada para justificar a recusa da venda de imagens gerados por outros sistemas de AI, dizendo que "não pode assegurar" que o processo de treino compensou devidamente os artistas cujas imagens foram utilizadas.

O que é certo é que, estes sistemas irão reduzir drasticamente a necessidade de recorrer a serviços como o Shutterstock, sendo possível criar-se todo o tipo de imagens que se deseja. A questão é que continuarão a existir pessoas capazes de usar estas ferramentas de forma mais elaborada e com melhores resultados do que a maioria, e continuará a haver mercado para essas imagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)