2022/11/10

Apple limita AirDrop na China após uso em protestos

A Apple volta a seguir as directivas do governo chinês, limitando o uso do AirDrop a 10 minutos por estar a ser utilizado para partilhar informação durante protestos.

O AirDrop é o sistema de transferência wireless entre dispositivos Apple, e que tem sido usado para contornar as formas de bloqueio e censura que a China aplica. Quando activado com a permissão "para todos", permite que os utilizadores possam receber ficheiros e imagens de qualquer outro utilizador, directamente, sem ficarem dependentes de uma ligação à internet.

Mas, com a chegada do iOS 16.1.1, apesar de não haver qualquer indicação nas novidades e alterações feitas, os utilizadores de iPhones chineses descobriram que o AirDrop tem agora um limite de 10 minutos quando utilizado na opção para todos, passando automaticamente para o modo "só contactos" ao fim desse tempo. Uma opção que dificulta a fácil disseminação de conteúdos entre uma multidão de pessoas desconhecidas.

A opção de limitar o AirDrop total a 10 minutos até seria interessante, como forma de evitar esquecimentos quando se quer receber algo de algumas pessoas. Mas, faria sentido apenas se também continuasse a ser disponibilizada a opção de o manter a tempo inteiro tal como existia até agora. Além disso, o facto da Apple ter aplicado esta restrição apenas aos iPhones na China (apesar da Apple dizer que também a irá aplicar no resto do mundo) não deixa qualquer margem para dúvidas quanto ao verdadeiro propósito desta alteração - e que não é definitivamente a sua habitual "preocupação com os utilizadores".

1 comentário:

  1. A preocupação com os dividendos e com o valor unitário das ações colocam a preocupação com os utilizadores abaixo do nível do cano do esgoto.

    ResponderEliminar