2022/12/08

Tesla diz que não é fraude não entregar FSD que anda a vender há anos

A Tesla optou por uma defesa curiosa num processo de um cliente que considera ter sido enganado ao comprar o FSD que, ano após ano, a Tesla continua sem entregar apesar das promessas contínuas de Elon Musk.

Desde 2016 que a Tesla tem assegurado aos seus clientes que os seus veículos têm todo o hardware que precisam para ter capacidade de condução autónoma (FSD - Full Self Driving), e já desde antes disso que tem vendido essa opção. Mas, toda a paciência tem limites, e apesar das promessas continuadas de Elon Musk, que ano após ano vai dizendo que "está quase a chegar" - já lá vai mais de meia década! - há quem tenha decidido levar a Tesla a tribunal por considerar que tem estado a enganar os clientes ao longo dos anos.

Como pode a Tesla explicar estar a vender uma opção que não entrega, passados cinco ou mais anos, a pessoas que até podem já nem ter aquele carro? É simples, a Tesla alega que não se trata de fraude porque disponibilizar o modo FSD é uma aspiração a longo prazo!

Segundo a Tesla, a questão temporal não se coloca desde que a empresa tenha intenções de cumprir o objectivo, parecendo não dar muita relevância ao facto de ser algo pelo qual os clientes pagaram (e bem!) e que, ano após ano, continuam sem poder usufruir.

Talvez Elon Musk não achasse tanta piada se os clientes da Tesla também começassem a fazer o mesmo, comprando os carros mas deixando de os pagar, e dizendo que não estão a cometer nenhuma ilegalidade, pois é algo que aspiram a fazer, a longo prazo.


Por agora a opção mais sensata seria a Tesla simplesmente reembolsar os clientes que pagaram pelo FSD mas já esgotaram a paciência; e isto para não se arriscarem a ver surgir legislação que impeça de vender opções nos carros que não possam ser disponibilizadas de imediato.


P.S. Temos ainda o facto da Tesla voltar a aplicar radares nos carros a partir de Janeiro, que levanta preocupações quanto à promessa de que os carros actuais (sem radares, e agora sem sensores de proximidade) têm todo o hardware para o prometido modo FSD.

1 comentário:

  1. Charlatães há muitos.

    Uns ricos, outros nem tanto.

    E até os há milionários, quem diria...?

    ResponderEliminar