2022/12/02

Tesla entrega primeiros camiões Semi

Apesar dos (habituais) atrasos, a Tesla começou a entregar finalmente o seu tractor Semi para levar a electrificação aos camiões e transporte de carga.

O Tesla Semi utiliza um novo sistema de propulsão de 1000 V, e com suporte para carregamentos rápidos de 1 MW utilizando novos cabos arrefecidos por líquido - que a empresa diz que também começará a utilizar em futuros modelos para o público, sendo o Cybertruck o primeiro.

Embora não tenha referido capacidades das baterias, o Tesla Semi tem preço a começar nos 150 mil dólares, tornando-o competitivo face aos tractores convencionais, e já demonstrou a capacidade de fazer 800 km com carga total. Uma demonstração que a Tesla diz que foi feita sem "batotas", usando um Semi saído da linha de produção, sem modificações especiais, e num percurso real que até tinha subidas bastante íngremes (a Tesla refere que a autonomia em plano poderia superar os 900 km em condições ideais).




A Tesla tem em carteira várias centenas de encomendas para os Semi por parte de grandes empresas (como a Pepsi), pelo que ficará com vendas asseguradas para os primeiros tempos de produção dos Semi.


Actualização: Curiosamente não houve referência ao Autopilot ou modo FSD para o Semi.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)