2022/11/28

Tesla Semi faz viagem de 800 km totalmente carregado

A poucos dias do início das entregas oficiais, Elon Musk diz que o muito aguardado Tesla Semi completou uma viagem de 800 km com carga máxima.

Foi o próprio Elon Musk que fez o anúncio, dizendo que o Tesla Semi percorreu 500 milhas (cerca de 804 km) com um peso total de total de 36.7 toneladas. Uma demonstração importante que valida a promessa que tinha sido inicialmente feita pela Tesla, e que até agora ainda estava por demonstrar na prática.

É um valor importante, pois permite manter os ciclos de condução nos EUA, em que os camionistas podem conduzir durante um máximo de 8 horas seguidas, resultando em cerca de 800 km em média; possibilitando manter as rotinas existentes sem necessidade de interrupções para carregamentos intermédios.
O Tesla Semi foi revelado em 2017 e tinha sido inicialmente prometido para 2019. Data que, que no habitual estilo da Tesla, não foi cumprida. Agora resta saber outros detalhe importante: o preço e carga útil. Tendo em conta as baterias necessárias para atingir esta autonomia com esta carga, não só estamos a falar de um pack de baterias que terá um peso significativo, como também um preço significativo tendo em conta o aumento do lítio nos últimos anos. Inicialmente a Tesla tinha apresentado um preço de 180 mil dólares para o Semi, mas desde então já removeu o preço e deixou de aceitar encomendas. Seguramente terá ainda encomendas suficientes para esgotar a produção durante o primeiro ano (pelo menos), mas a Volvo e Mercedes também já começaram a apresentar os seus modelos eléctricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)