2023/01/29

James Webb detecta anel de gelo em asteróide

O telescópio espacial James Webb não pára de fazer descobertas significativas, e agora descobriu um anel de gelo de água em redor do asteróide Chariklo.

O asteróide Chariklo já é conhecido dos astrónomos, sendo um dos muitos que habita as partes mais distantes do nosso sistema solar. Apesar da potência do James Webb, não é possível "vê-lo" em detalhe directamente, mas as astrónomos da NASA recorreram a uma técnica também bastante utilizada: esperar que o asteróide passasse em frente a uma estrela suficientemente brilhante para permitir captar informação sobre ele. O grande problema era esperar que isso acontecesse num período que pudesse ser observado. E felizmente, aconteceu.

Em Outubro de 2022 o pequeno Chariklo passou à frente de uma estrela adequada, e permitiu detectar a presença de um anel de gelo de água em seu redor, confirmando aquilo que até agora era apenas uma suspeita.
O James Webb detectou a sombra da passagem do anel à frente da estrela, e a distribuição espectral da luz captada permitiu confirmar que se tratava de gelo de água.

É bastante inspirador que, praticamente para onde quer que se olhe no nosso universo, há coisas novas para descobrir e que nos vão permitindo ficar a conhecer melhor o seu funcionamento. Faz-nos imaginar quantas mais coisas se poderiam descobrir se em vez de um único James Webb se tivesse uma frota de telescópios espaciais a perscurtar o universo em centenas de direcções diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)