2023/02/05

Boeing vai construir avião com "asa suportada"

A NASA fez um acordo com a Boeing para construir um avião em escala real com um novo tipo de asa chamado "Transonic Truss Braced Wing".

Nas últimas décadas não temos assistido a alterações radicais nos aviões, com os fabricantes como a Boeing e Airbus a tentarem optimizar pequenos detalhes que poderão resultar em melhorias de eficiência que nem chegam a 1%. Mas, em breve poderemos a algo diferente. Ao estilo dos aviões "loucos" que iam sendo propostos há mais de meio século, um programa da NASA que visa proporcionar uma aviação mais sustentável, está a apoiar algumas soluções que se podem considerar transformadoras.

Uma delas são as asas Transonic Truss Braced Wing, bastante mais compridas e finas - ao estilo dos planadores - e que incluem um suporte inferior que serve de apoio e também tem efeito aerodinâmico positivo. Quando combinada com outras tecnologias, estima-se que as poupanças de combustível poderão ir dos 10% aos 30%, o que seria verdadeiramente revolucionário para a indústria aeronáutica.


Resta esperar que a equipa da Boeing responsável por este projecto não seja a mesma que achou que seria boa ideia não incluir redundância em equipamentos críticos, nem apanhe daqueles gestores que ainda se gabavam de terem enganado os clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)