2023/02/06

EUA abatem balão chinês

Os EUA abateram um balão chinês de observação que estava a sobrevoar o seu território.

O balão estava a ser seguido há algum tempo, tendo sido determinado que não apresentava qualquer ameaça directa por estar a 18 mil metros de altitude, acima da altitude dos voos comerciais. No entanto, fez desde logo aquecer as tensões políticas, tanto a nível interno nos EUA como a nível das relações entre EUA e China.

A China dizia que se tratava de balão apenas destinado a observação científica, e que tinha sido desviado da sua rota planeada devido às condições atmosféricas (este não foi o único caso, com outro balão chinês a ser detectado sobre a América Latina). Mas, depois de uma fase em que os militares diziam que não queriam abater o balão devido à preocupação com a queda de destroços sobre zonas povoadas (o módulo suspenso sob o balão teria várias dezenas de metros de painéis solares), o balão acabou mesmo por ser abatido.
Os militares irão agora recuperar o módulo para avaliar as suas capacidades de observação, enquanto a China diz que o caso poderia ter servido como uma forma para melhorar as relações bilaterais entre os dois países, mas agora ameaçando "sérias repercussões" para lidar com "situações idênticas" que possam vir a acontecer.

Relembre-se que a China tem sofrido bloqueios crescentes no acesso a tecnologia dos EUA, que recentemente se expandiram à maquinaria necessária para a produção de chips de última geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)