O motivo para o entrave alemão estava relacionado com inclusão de excepções que permitissem veículos a combustão usando combustíveis sintéticos, os chamados efuels, e a que a UE acedeu.
Haverá excepções que permitem a venda de automóveis com motores a combustão, desde que os mesmos utilizem combustíveis "neutros" a nível da emissão de CO2.
We have found an agreement with Germany on the future use of efuels in cars.
— Frans Timmermans (@TimmermansEU) March 25, 2023
We will work now on getting the CO2-standards for cars regulation adopted as soon as possible, and the Commission will follow-up swiftly with the necessary legal steps to implement recital 11.
É uma medida que interessa à indústria alemã, que tem explorado a via dos combustíveis sintéticos "sustentáveis", mas que alguns especialistas dizem ser completamente irrealista. A produção de combustíveis sintéticos desperdiça enormes quantidades de energia para a sua produção, depois desperdiçando ainda mais energia na sua utilização (no processo de combustão), e mantendo emissões poluentes - apesar de serem "recuperadas" para a fase de produção. Torna-se muito mais eficiente utilizar a energia eléctrica directamente, com muito menos desperdício, a não ser em alguns casos bastante específicos onde ainda não exista alternativa eléctrica a uma solução a combustão. Ademais, há ainda o detalhe do custo destes combustíveis, que dificilmente seria competitivo face à utilização de automóveis eléctricos.
De qualquer forma, o importante é que, apesar de ficar contemplada esta possibilidade, a UE pode avançar com a proposta de fim de venda dos automóveis a combustão (de uma forma geral) em 2035.
A mim parece-me importante acabar com o motor tradicional, o destino é eléctrico seja na forma de bateria de litio, sódio, outra tecnologia ou mesmo pilha de hidrógeno. Este investimento concentrado irá melhorar rápido as tecnologias.
ResponderEliminarEspero que os combustíveis sintéticos permitam que os veículos atuais continuem a circular. Sem "obrigar" a comprar carros elétricos.
EliminarE acabar completamente com o motor a combustão acaba por ser um erro.