2023/03/26

Microsoft não quer empresas a copiarem o Bing para AI

A MS está a avisar alguns parceiros que usam o Bing de que não poderão utilizá-lo para criar os seus próprios sistemas AI concorrentes.

A grande aposta (e a alta-velocidade) da Microsoft na inteligência artificial dá agora lugar à demarcação dos limites que considera serem aceitáveis. Apesar de licenciar o uso do Bing para pesquisas em serviços como o DuckDuckGo, Yahoo, e You.com, a MS diz que estas empresas não poderão tirar partido dos sistemas AI do Bing para beneficiar os seus próprios serviços.

Ou seja, a MS está preocupada com que alguns serviços evitem a dispendiosa necessidade de ter servidores capazes de lidar com o processamento intensivo que os sistemas AI exigem, disponibilizando meras fachadas que se limitam a transferir as perguntas para o Bing e depois as apresentem aos utilizadores como sendo suas. No entanto, e precisamente devido à necessidade desse poder de processamento, que implicitamente serve de barreira a empresas pequenas e beneficia os gigantes tecnológicos, é de esperar que esse tipo de solução se vá tornar cada vez mais frequente no futuro.

Não seria descabido ver uma empresas "inovadora" no campo da AI, que depois se viesse a revelar que apenas fazia as perguntas ao Bing AI, passava a resposta para o Google Bard para as reescrever de forma diferente usando um estilo próprio, e finalmente as apresentasse ao utilizador como sendo suas.

Com um pouco de jeito, até se pedia ao ChatGPT para que ele próprio gerasse o código para tal sistema, de modo a não se ter muito trabalho. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)