2023/03/26

Ligação aérea com aviões eléctricos em Chicago

A United Airlines diz que vai inaugurar a primeira ligação aérea com aviões eléctricos da Archer Aviation em Chicago.

Há muito que se aguarda pela concretização da promessa dos "carros voadores" feita desde o século passado. Embora não seja previsível que se chegue ao ponto de ter um carro voador para cada pessoa, as novas aeronaves eléctricas com capacidade VTOL (descolarem e aterrarem na vertical, como os helicópteros) poderão revolucionar o transporte aéreo de curta e média distância.

A Archer Aviation é a empresa escolhida pela United Airlines para fornecer essas aeronaves, estando a desenvolver um avião eléctrico com capacidade para 19 passageiros e autonomia para 400 km, que estará pronto antes do final da década (e que a United Airlines ambiciosamente diz que pode ser acelerado para 2026).

Antes disso, diz que fará uma ligação aérea com os seus táxis aéreos eléctricos, entre o aeroporto internacional de O'Hare e o Vertiport Chicago. Estes táxis voadores podem transportar o piloto, quatro passageiros, e bagagem, a distâncias de até 160 km, mas idealmente sendo utilizados para voos de até 32 km, aproveitando os 12 minutos de tempo de carga / descarga de passageiros e bagagem para repor a carga das baterias. Deste modo, os clientes podem chegar ao aeroporto em apenas 10 minutos, em vez de se sujeitarem a uma hora de trânsito durante os períodos mais congestionados no solo.


A empresa diz que os preços serão competitivos com as viagens de ride-share terrestres, mas sem adiantar valores. Se isso se vier a concretizar, não deverão faltar interessados, tanto a nível de clientes como de outras empresas que desejem replicar o sistema de transporte aéreo eléctrico, rápido e económico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)