2023/03/26

Qvantum cria bomba de calor ultra-compacta para apartamentos

O fabricante sueco Swedish criou uma bomba de calor para apartamentos que pode ser instalada debaixo da banca da cozinha.

A preocupação com a redução dos custos e a procura dos sistemas mais eficientes tem feito aumentar a procura pelas bombas de calor, até em países em climas mais frios, onde habitualmente não era frequente a utilização de bombas de calor.

A gama Qvantum QG destina-se a apartamentos, combinando sistema de aquecimento, arrefecimento e água quente num único sistema, com módulo de bomba de calor de 6 kW medindo apenas 230 x 430 x 410 mm e pesando 30 kg. O depósito de água de 145 litros mede 500 x 500 x 1050 mm e pode ser posicionado em qualquer parede.
O sistema tira partido da temperatura da água da rede pública (10-20°C) para fazer a transferência de calor, podendo fornecer água quente até 70°C e poupando 80% de energia quando comparado com os esquentadores a gás. Quando combinado com sistemas de geração de energia renováveis, torna-se numa solução 100% sem emissões poluentes.

A empresa está a construir uma nova fábrica que poderá produzir até 50 mil bombas de calor por ano, mas não indicou quando é que estará pronta a funcionar em plena capacidade.

4 comentários: