2023/03/13

Dropbox também chateia utilizadores para "regressarem ao serviço"

O Dropbox também recorre às técnicas para chatear os utilizadores, no caso de não usarem o serviço por algum tempo, ao estilo das redes sociais.

Deixem de utilizar uma rede social como o Facebook por algum tempo, e não demorará para que comecem a receber emails a incentivarem que regressem ao serviço, umas vezes mais descarados e directos, outras vezes de forma mais dissimulada ao estilo de "veja o que o seu amigo publicou". Se isso é algo que infelizmente se tornou de aceitação comum no caso das redes sociais, é também algo que se tem alastrado a muitos outros serviços.

Também serviços como a Netflix começam a inundar os clientes com emails no caso destes não usarem o serviço, em aparente pânico perante a possibilidade dos clientes acharem que não há nada de interessante para verem e poderem estar a contemplar a mudança para outro serviço de streaming. E, nos últimos dias, recebi algo idêntico de um serviço que não imaginava que pudesse recorrer a este tipo de técnica: o Dropbox.
Sim, o Dropbox. Um serviço de que sou grande fã desde o seu primeiro dia, e que utilizava frequentemente. Ao longo dos anos, passei a utilizar menos devido às restrições que foram aplicando (a nível de limite do número de equipamentos), e devido também ao facto da sua app para Windows consumir recursos que me parecem excessivos. Por isso mesmo, actualmente apenas corro a app quando preciso de sincronizar algo, e terá sido isso que terá feito disparar o email acima (na imagem) que tenta incentivar os utilizadores a manterem a app em funcionamento.

Escusado será dizer que não será por isso que irei manter o Dropbox em funcionamento a tempo inteiro, mas de facto levou-me a visitar o site... para desactiva o envio deste tipo de emails.
Na secção das definições dedicada às notificações, podemos desactivar o envio de emails referentes às tips (dicas), e já que estamos lá, também podemos desactivar os restantes emails que não forem de interesse, como o envio de inquéritos ou dicas sobre o Dropbox paper.

Ao menos neste caso ainda podemos agradecer ao Dropbox por disponibilizar estas opções de forma que é compreensível, ao contrário do que acontece no labirinto de opções de plataformas como o Facebook.

1 comentário: