2023/03/08

DuckDuckGo usa AI para gerar respostas

O DuckDuckGo também embarca na utilização de AI, para apresentar respostas com resultados compilados das páginas web.

Não há browser que queira ficar para trás na utilização das tecnologias AI. Depois da Microsoft adicionar o assistente AI ao Edge e Bing, e do Opera também ter adicionado tecnologia AI para apresentar resumos das páginas - tal como o Brave - é agora a vez do DuckDuckGo tirar partido disso para apresentar informação resumida com base em páginas da Wikipedia.

Embora não seja aplicado a todas as pesquisas, o objectivo é fornecer aos utilizadores respostas mais directas e naturais do que simplesmente apresentar excertos de uma página ou links para a mesma.
Embora o sistema utilize os mesmos modelos usados por empresas como a OpenAI e Anthropic, mantém os mesmos princípios de protecção da privacidade dos utilizadores que são familiares aos utilizadores do DuckDuckGo, sem envio de dados que revelem o identificador, e com a garantia de que as suas perguntas não serão utilizadas para treinar futuros modelos AI.

Aliás, e ao contrário do que a maioria dos serviços AI exige, para se usar este modo de respostas resumidas nem sequer é preciso ter conta ou fazer login em qualquer serviço, bastando ir ao DuckDuckGo e fazer uma pesquisa como normalmente se faz. Por agora, este modo DuckAssist beta só está disponível em inglês, no browser DuckDuckGo (iOS, Android, Mac) e extensões de browser (Firefox, Chrome, Safari), com promessa de ser expandido ao site em breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)