2023/04/22

Lasers de satélite da NASA apanhados por câmara no Japão

Um festival luminoso nos céus do Japão foi causado por um satélite da NASA a fazer medições do nosso planeta.

À primeira vista, as gravações de uma câmara apontada para o céu, destinada a observar meteoros, poderiam ser assemelhadas a uma luta de naves espaciais ao estilo Star Wars, com feixes de luz a atravessar as nuvens. Mas, como sempre, a explicação tinha origem terrestre.

Devido a uma conjugação de factores, esta câmara conseguiu apanhar as medições LIDAR do satélite ICESat-2 da NASA, que mantém um olhar atento sobre a superfície do nosso planeta para monitorizar coisas como o nível da água, espessura das placas de gelo polar, etc. Esse instrumento dispara lasers cerca de 10 mil vezes por segundo, mas que por norma são completamente invisíveis a partir do solo. No entanto, desta vez, devido ao ângulo e à presença de nuvens com densidade suficiente, a sua luz foi desviada em quantidade suficiente para fazer disparar o mecanismo de detecção desta câmara de vigilância dos céus.


Se por acaso alguma vez se depararem com um espectáculo idêntico, já ficam a saber do que se trata, antes de se apressarem a imaginar que estão a testemunhar uma invasão extra-terrestre ou uma batalha espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)