2023/05/29

ARM revela Cortex-X4 e novos GPUs

A ARM apresentou a sua mais recente geração de CPUs e GPUs, com o poderoso Cortex-X4, acompanhado pelos Cortex-A720 e small Cortex-A520, e GPU Immortalis-G720.

Apesar dos chips mobile já terem atingido um patamar de desempenho que acaba por ser limitado pelos consumos e calor gerado, a ARM não deixa de ir evoluindo os seus CPUs e GPUs. Mesmo que se torne difícil tirar partido dos níveis de desempenho móximo de forma continuada, temos sempre a vantagem de tal ser feito com um aumento do nível de eficiência que beneficiará todos os demais casos de utilização.

O Cortex-X4 é o CPU de mais alto desempenho da ARM, prometendo melhorias de 15% face ao X3 para o mesmo nível de consumo, ou reduzindo o consumo em 40% para o mesmo nível de potência. Poderá atingir velocidades de 3.4 GHz. O Cortex-A720 assume a posição de CPU eficiente para as tarefas gerais, sendo 20% mais eficiente que o A715; e é acompanhado pelo Cortex-A520, concebido para as tarefas pouco intensivas e onde a poupança de energia seja a prioridade, sendo 22% mais eficiente que o A510.

Todos estes módulos serão geridos por um DSU-120, que agora suporta combinações de até 14-cores. Isto permite maior liberdade face às configurações actuais de 1+3+4 ou 1+4+3 cores, embora seja esperado que a maioria dos fabricantes adopte a configuração 1+5+2 recomendada pela ARM.

Um ponto curioso é que nesta geração a ARM livrou-se por completo do suporte para as instruções de 32-bits, o que lhe permitiu poupar valioso espaço físico nos chips.

Do lado gráfico, a ARM apresentou o GPU Immortalis G720, acompanhado pelos Mali-G720 e Mali-G620, usando uma arquitectura 5th Gen. O Immortalis-G720 melhora as capacidades de ray-tracing, destinando-se aos chips topo de gama, mas será mais natural que se encontrem os GPUs Mali na maioria dos smartphones de gama média e económica.

Deveremos ver estes novos CPUs e GPUs ARM chegarem ao mercado em chips ainda este ano, mas principalmente nas actualizações que irão ser feitas ao longo do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)