2023/05/22

Previsão de inundações da Google chega a Portugal

A Google expandiu o seu sistema de alerta de inundações a mais países, passando a abranger Portugal no seu Food Hub.

As alterações climáticas vão fazendo com que as condições climatéricas oscilem de forma bastante mais drástica e extrema do que aquilo a que estávamos habituados, e torna-se cada vez mais importante ter acesso a sistemas que possam prever e alertar situações da forma mais rápida e eficiente.

A Google expandiu o seu sistema de previsão de inundações, lançado em 2018 na Índia, a 80 novos países, incluindo Portugal.
Como parte do nosso trabalho para usar IA para responder à crise climática, hoje estamos a expandir a nossa ferramenta de previsão de inundações para 80 países. Com a inclusão de 60 novos países de África, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul e Central - Portugal incluído - , a nossa plataforma Flood Hub inclui agora alguns dos territórios com as maiores percentagens de população exposta ao risco de inundação e a climas mais extremos abrangendo mais 460 milhões de pessoas em todo o mundo.

A IA do Flood Hub recorre a diversas fontes de dados disponíveis publicamente como previsões do tempo e imagens de satélite. A tecnologia combina então dois modelos: o Modelo Hidrológico, que prevê a quantidade de água que corre num rio com o Modelo de Inundação, que prevê quais as áreas que serão afetadas e qual o nível da água.

Se viverem numa área sujeita a este tipo de acontecimentos, convém ir espreitando o Flood Hub para ver se já disponibiliza alertas para esse local.

1 comentário:

  1. Ou instalas a aplicação ou vais à janela ver se está a chover muito.

    ResponderEliminar