2023/06/08

Apple Vision Pro funciona a 90 Hz

Um vídeo da Apple revela que os ecrãs usados nos seus óculos Vision Pro funcionam a 90 Hz.

Como é habitual, a Apple não deu grandes detalhes técnicos durante a apresentação dos seus óculos Vision Pro, para além de dizer que disponibilizavam uma resolução superior a 4K e a melhor experiência de realidade aumentada jamais criada até à data. Mas, graças às demais sessões, começam a ser revelados alguns detalhes adicionais.

Apesar das poucas pessoas que já os puderam experimentar salientarem a sua fluidez e estimando que pudessem funcionar a 120 Hz como os ecrãs ProMotion dos iPhones e iPads, uma sessão do WWDC 2023 dedicada aos óculos indica que os ecrãs do Vision Pro funcionam a 90 Hz.

Os 90 Hz são considerado o mínimo para criar a sensação de fluidez desejada para experiência VR/AR. São também um elemento que demonstra as dificuldades que até a Apple terá sentido para proporcionar a experiência "espacial" desejada, e que seguramente melhor seria se fosse feita a 120 Hz ou até mesmo 144 Hz. No entanto, a 120 Hz cada frame apresentada tem que ser calculada em apenas 8.3 ms, enquanto a 90 Hz se fica com 11.1 ms, o que pode não parecer muito mas representa um tempo quase 34% superior para efectuar todo o processamento.

E sinal de que isto se deverá ao processamento e não a limitações de hardware, os óculos poderão funcionar a 96 Hz quando é para ver filmes a 24 fps, para que seja um múltiplo "certo" e se possa ver o filme sem necessidade de interferir com os frames apresentados.

Mas voltando ao ponto essencial dos Vision Pro, o seu preço de 3499 dólares(!), está também a ser referido que as lentes correctivas Zeiss com encaixe magnético poderão custar entre 300 e 600 dólares, a somar ao preço total, a não ser que a Apple esteja disposto a "subsidiar" o seu custo para as disponibilizar a preço final mais reduzido - tendo em conta que se destinam a clientes que já pagaram o exorbitante valor dos óculos. Por outro lado, estamos a falar da empresa que cobra centenas de dólares por suportes para o computador ou monitor, pelo que, será melhor não contar com isso.

2 comentários:

  1. É uma empresa que pode estar a começar a ver uma inflexão no seu êxito (estilo Nokia e outras) já que tem dado muitos passos (caros) para trás ou ficado para trás.

    Eu próprio tenho um Mac Mini M1 e o hardware é fantástico mas o software deixa multi a desejar e se não fosse por haber software de topo para edição de vídeo e fotos optimizado para o M1, já o teria vendido. Mas nunca gastaria mais dinheiro num Mac já que é um exagero para as limitações: tem um gpu de nível de uma gtx 1650 mas quase não há jogos que suportem Mac; tem um hardware potente mas muitas apps profissionais não suportam Mac; tem um hardware potente mas o SO é muito limitado. De que serve então?

    No caso destes óculos: os 90 Hz têm haver com lag no processamento (ou para não ser notar) e consumo de batería. Está mais do que comprovado que 90 Hz é bom para 99.99% do público.

    Relativamente ao êxito: o preço mata logo o produto pelo menos para uso privado, como muito em contexto empresarial para empresas demonstrarem produtos ou algum tipo de trabalho ou produção 3D. Vender em massas... zero. Eu mesmo poderia permitir-me comprar um mas... para quê?! Gastar 4000€ para isso?! Gasto mais rápido numa férias...

    ResponderEliminar