À semelhança do que aconteceu nos computadores desktop, também nos smartphones e tablets se atingiu um nível de desempenho em que os CPUs estão, grande parte das vezes, limitados pela velocidade de leitura da sua memória de armazenamento. Mas, tal como nos PCs os SSD trouxeram grandes benefícios, nos equipamentos móveis temos assistido a uma melhoria das capacidades das memórias NAND Flash.
A Micron já começou a fornecer os seus primeiros chips UFS 4.0, com capacidades de 256 GB, 512 GB e 1 TB, e que entrarão na fase de produção em volume no segundo semestre deste ano. Estes chips permitem velocidades de 4.3 GB/s em leitura sequencial e de 4.0 GB/s em escrita sequencial.
Are you ready for the next big thing in #mobile storage? Introducing Micron UFS 4.0 storage, purpose-built for flagship smartphones. Built on advanced 232-layer 3D NAND, it delivers best-in-class performance and power in capacities up to 1TB. https://t.co/PWqS252Ccc pic.twitter.com/lnAXWFlwOW
— Micron Technology (@MicronTech) June 21, 2023
A Micron diz que estes chips permitirão acelerar o arranque de um dispositivo em 20%, e abrir as apps 15% mais rápido. Temos também melhorias de 25% na eficiência energética e vantagemn de 10% na latência de escrita comparativamente com os chips concorrentes.
Deveremos começar a vê-los chegar ao mercado em smartphones e tablets de gama alta no final do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)