O PCI Special Interest Group (PCI-SIG) já revelou a proposta versão 0.3 para o PCIe 7.0, que deverá ser finalizada e oficializada em 2025.
É incrível como a tecnologia vai evoluindo, e há sempre necessidade de se querer mais e melhor. Dos tempos em que se tinha um computador a trabalhar com um CPU a 4 MHz e 512 KB de memória, passamos para máquinas com poderosos CPUs multi-core a trabalhar a 5 GHz, com gigabytes de RAM. E, para permitir que os dados fluam em tempo útil entre todos os componentes e periféricos, também os interfaces tiveram que se modernizar.
Para o PCI Express 7.0 poderemos esperar transferências de até 512 GB/s, com as primeiras motherboards e equipamentos a dever chegar ao mercado a partir de 2025.
Para o final deste ano também está prevista a chegada de cablagem PCIe 5.0 / 6.0, que facilitará a criação de barramentos de expansão externos, ou ligação mais flexível (literalmente) de placas internas.
Nesta altura damos-nos por satisfeitos por usar SSDs PCIe 5.0 com velocidades de 7 GB/s. Só me interrogo qual será a desculpa para, numa altura em que se tenham SSDs capazes de fazer transferências de 200 ou 300 GB/s, se continue a achar "aceitável" ter sistemas operativos e programas que demorem dezenas de segundos a arrancar...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)