2023/07/21

SAPO Videos apaga vídeos dos utilizadores em Outubro

A SAPO Videos vai passar a ser um serviço apenas para parceiros do SAPO, deixando de estar acessível ao utilizador comum.

Durante muitos anos o SAPO Videos pode ser equiparado ao "YouTube português", a par de muitos outros serviços do Sapo que replicavam outros de empresas tecnológicas estrangeiras. Mas agora, quem optou por confiar os seus vídeos ao serviço, arrisca-se a vê-los desaparecer.

Uma mudança de estratégia faz com que o SAPO Videos passe a ser uma plataforma apenas direccionada para parceiros do SAPO, algo que já era antecipado pelo facto do serviço já não permitir a criação de novas contas há bastante tempo. Mas o ponto mais crítico é que a partir de 17 de Setembro os actuais utilizadores deixarão de poder carregar novos vídeos, e todo o seu arquivo de vídeos irá ser eliminado posteriormente.

O SAPO já frisou que não irão ser mantidos backups, recomendando que os utilizadores descarreguem os seus vídeos até ao dia 1 de Outubro caso os desejem manter.
  1. Aceda a https://videos.sapo.pt.
  2. Clique no botão “Parceiros”, no canto superior direito do ecrã.
  3. Caso não seja reencaminhado automaticamente, clique no botão com o seu nome de utilizador no canto superior direito e selecione "Os meus Vídeos".
  4. Na lista dos seus vídeos, use o botão com a seta para baixo para descarregar cada ficheiro de vídeo.
  5. Para questões adicionais, os utilizadores do SAPO Vídeos poderão contactar a equipa via formulário em https://contacto.ajuda.sapo.pt, usando a opção "SAPO Vídeos".

Será uma enorme perda ver todo o histórico de anos de vídeo do SAPO desaparecer de um dia para o outro, e há pessoas que têm estado a tentar assegurar a sua preservação, quer através do arquivo.pt ou do Internet Archive.

2 comentários:

  1. Devagarinho, ou nem tanto, voltamos ao básico, se queres ter a certeza que terás acesso aos teus ficheiros tens de manter uma cópia de segurança (ou várias para prevenir falhas de hardware) em suportes físicos. Curiosamente ou não, o mercado de flash drives USB e SSD voltou a animar-se bastante nos últimos tempos.

    Gosto de quem antes falava que o que cai na internet fica na internet para SEMPRE, nunca foi assim, já não era assim antes e cada vez é menos verdade essa máxima. Só fica na internet o que tem potencial de gerar lucro e possibilitar vender informações a terceiros com os teus dados ou convencer-te a comprar e subscrever serviços para manter a tua nuvem a funcionar. É tudo muito efémero, começam com um marketing agressivo e usando palavras como "para sempre", "lifetime subscription",... e depois é o que sabemos, cambalhotas e o para sempre deixou de o ser...
    Eu cresci sabendo que 'nunca' e 'para sempre' na realidade não existem...

    ResponderEliminar