Ao contrário de um Twitter cada vez mais carregado de publicidade, o Threads da Meta não vai ter publicidade - por agora.
Tendo tido um lançamento extremamente bem sucedido (mesmo que tal se tenha devido ao aproveitamento do Instagram), o Threads superou os 100 milhões de utilizadores em apenas cinco dias. E neste novo espaço, embora faltem muitas funcionalidades a que estariam habituados no Twitter, há algo de que certamente não vão sentir falta: da irritante publicidade.
No Twitter a publicidade tem sido bastante intrusiva - recentemente dei-me ao trabalho de contar, e tinha um tweet "promovido" a cada quatro tweets; que voltam a reaparecer de todas as vezes que se faça refresh da timeline, independentemente de quantas vezes se escolher para "remover este anúncio". No Threads a publicidade é inexistente, mas isso é algo deliberado apenas como forma de promover a adesão à plataforma. A Meta já disse que começará a apresentar publicidade no Threads assim que a plataforma atingir um volume adequado de utilizadores.
A Meta também está a acelerar a componente das marcas e promoção de conteúdos entre criadores e influencers, como forma de atrair ambos (e de se manter no controlo dos pagamentos), mas por outro lado já disse também não estar interessada em conteúdos políticos ou noticiosos, para tentar escapar a todos os efeitos secundários que isso traz, desde as polémicas convencionais às fakenews, e tudo o resto.
Como já dissemos anteriormente, este afluxo inicial de utilizadores acaba por ser algo natural, nem que seja por conta dos utilizadores curiosos do Instagram. A grande questão é saber como o Threads se irá manter a médio e longo prazo; embora conte com uma verdadeira "arma secreta" que ainda não activou: o facto de utilizar um protocolo descentralizado que o tornará compatível com o Mastodon. E esse, poderá acabar por vir a ser uma das suas maiores vantagens.
2023/07/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)