O grupo de ransomware LockBit diz ter roubado dados à TSMC, mas o gigante dos microchips nega ter sido alvo de qualquer ataque.
O grupo LockBit diz ter conseguido uma quantidade significativa de dados sobre a TSMC, incluindo formas de acesso aos seus sistemas internos (com logins e passwords), e está a exigir o pagamento de um resgate de 70M de dólares para não divulgar esses dados.
No entanto, a TSMC nega ter sofrido qualquer ataque, dizendo que estes dados foram roubados a um dos seus fornecedores de equipamento, contendo apenas dados referentes aos processos de configuração iniciais, e que em nada afectam a normal actividade da empresa. Ainda assim, e seguindo os protocolos de segurança, a TSMC cortou de imediato todas as ligações com o fornecedor.
Sendo pouco provável que haja o pagamento do resgate, vai ser interessante ver se os dados que potencialmente poderão vir a ser revelados são efectivamente apenas referentes a máquinas de teste e sem qualquer impacto real na segurança dos sistemas da TSMC.
Seria bastante infeliz se se viesse a comprovar que de facto são dados de sistemas internos da TSMC, e que demonstrariam que as suas supostas medidas segurança não são tão eficazes quando a empresa tem apregoado. Mas, é algo que se irá descobrir, a bem ou a mal, quando acabar o prazo dado pelo grupo LockBit para a revelação dos dados roubados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)