A Apple apresentará o USB-C nos iPhone 15 como sendo uma grande melhoria mas, longe do olhar do público, mantém as preocupações por ter sido obrigada a fazê-lo.
Depois da ficha de 31-pinos do iPod usada no iPhone original, e a transição para a ficha Lightning, chega agora altura de também os iPhones adoptarem a ficha USB-C standard. Uma adopção que não chega por vontade própria mas sim por imposição da UE, que a partir do próximo ano irá começar a exigir uma ficha USB-C em todos os dispositivos móveis para evitar o recurso a fichas proprietárias e reduzir o lixo electrónico. Mas, depois das suas objecções e reclamações, a Apple não irá levar o "mau ambiente" para o palco, optando por apresentar a ficha USB-C nos iPhones como sendo uma vantagem para os consumidores, apesar de internamente ter uma posição um pouco diferente.
Apesar de isto sujeitar os utilizadores de iPhones a mais um doloroso processo de transição, idêntico ao que já tinham passado com a passagem da ficha iPod para a ficha Lightning, o maior receio da Apple não são as questões técnicas (relembre-se que a Apple já adoptou as fichas USB-C nos iPad Pro há anos), mas sim os efeitos secundários que esta mudança tem. Em vez de produtos feitos especificamente e exclusivamente para iPhones (com a ficha Lightning), agora passaremos a ter produtos que usam a ficha USB-C standard, que poderão não só ser usados com iPhones mas também com qualquer smartphone Android. Ou seja, para quem for acumulando centenas ou milhares de euros em material, esta facilidade de poder usar outros dispositivos que não iPhones faz com que os utilizadores fiquem menos presos à plataforma, e é isso que realmente custa à Apple.
Mas, é uma mudança que será bem-vinda pelos utilizadores. Para as famílias que tenham iPhones e Androids, deixa de haver a questão de terem o "cabo errado", ou de necessitarem ter dois cabos diferentes no carro, um para um iPhone, outro para o smartphone Android, etc. Se bem que, idealmente, já deverão ter mudado para o carregamento wireless, fazendo com que esta questão das fichas seja ainda menos problemática.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)