O Mate 60 Pro continua a intrigar os EUA, usando componentes a que a Huawei não deveria ter acesso.
Apesar das sanções norte-americanas que bloquearam a Huawei de aceder a tecnologia avançada, a empresa chinesa surpreendeu ao lançar o Mate 60 com um chip Kirin 9000s feito em tecnologia de 7 nm, com suporte para 5G e comunicações via satélite.
Enquanto se aguarda para ver detalhes do Kirin 9000s, os vídeos que desmontam este smartphone têm revelado coisas interessantes, como a presença de chips de memória SK Hynix que não deveriam estar acessíveis à Huawei. A SK e os EUA já abriram uma investigação, e a SK Hynix assegura que não vendeu chips à Huawei desde que as sanções foram aplicadas em 2020 - pelo que a suspeita é que a Huawei os tenha conseguido através de uma empresa intermediária.
Relativamente ao Kirin 9000s, os EUA dizem estar confiantes que a SMIC (empresa chinesa que fabrica o chip) não tem capacidade para produzir este chip em grande volume. O chip é fabricado usando um processo de 7nm, que os EUA também achavam não ser possível sem máquinas que foram proibidas de serem fornecidas às empresas chinesas. E a isto junta-se um aumento do uso de chips próprios também noutros sectores, como nas câmaras de vigilância.
Com confiança ou sem ela, o que é certo é que tudo isto tem feito com que a Huawei (e China) arranjem formas de contornar as sanções e reduzirem a dependência nas empresas ocidentais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Enquanto a 'espertice' dos campeões das sanções for sendo a que é, a China (e a Rússia tb) vai acelerando o seu avanço na busca de novas soluções que ultrapassam em capacidade os chips dos EUA e outros do ocidente e (a cereja no como do bolo!) os chineses deixam de gastar no exterior os biliões de dólares que pagavam antes pelos chips importados.
ResponderEliminarVocê é um ignorante manipulado, a China comunista é uma ditadura, o seu partido comunista não quer liberdade, quer governar para impor a sua vontade , como a China comunista...
EliminarComo é possível a idiotas viverem em liberdade, até em demasia e defenderem ditaduras como a China comunista que mata, tortura, tem "campos de reeducação", persegue , os trabalhadores quase não teem direitos, com jornadas de trabalho de 12 ou mais..
EliminarDemocracias fracas, doentes com sistema político doente, é fundamental parar a globalização economica com ditaduras, ou vamos ter a 3 guerra mundial que será nuclear....o meu ocidente está BURRO...
ResponderEliminar