2023/09/08

Huawei Mate 60 Pro+ com telefonemas via satélite

Depois do Mate 60 e 60 Pro, a Huawei revelou o Mate 60 Pro+, que até suporta chamadas via satélite.

A Huawei apresentou recentemente os Mate 60 e 60 Pro, que marcam o regresso da marca à competitividade com o seu próprio chip com suporte 5G - do qual tinha ficado afastada nos últimos anos devido às restrições aplicadas pelos EUA. Ainda existe grande curiosidade quanto ao chip Kirin 9000 que a marca estará a utilizar, mas também neste caso a Huawei se mantém silenciosa e sem avançar detalhes.

O que se sabe é que o Mate 60 Pro+ usa um ecrã OLED de 6.82" 1-120 Hz, de tamanho idêntico ao Pro, mas com maior resolução (2720 x 1260 pixeis), com touch a 300 Hz e PWM dimming de 1440 Hz, 16 GB de RAM, 512 GB ou 1 TB de capacidade expansível via cartões NM (o formato proprietário da Huawei que a marca esperava tornar no standard que substituísse os microSD, mas sem sucesso), câmara frontal de 13 MP com três furos no ecrã (dois para o sistema 3D), câmaras traseiras de 48 MP + 48 MP periscópica + 40 MP ultrawide, bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 88 W via USB-C e 50 W wireless, 20 W reverse wireless, WiFi 6 ax, Bluetooth 5.2, NFC, e até IR blaster. A Huawei volta a não fazer referência a 5G (ou sequer 4G), sendo que a única "confirmação" tem sido inferida pelas velocidades atingidas por quem já foi experimentando estes modelos.
Entre as curiosidades, temos o reforço das capacidades de comunicação via satélite. Enquanto o Mate 60 e 60 Pro suportam envio de mensagens via satélite usando a rede BeiDou - não apenas para uso em emergências mas para uso geral - este Mate 60 Pro+ também suporta telefonemas via satélite (Tiantong). No entanto, não há detalhes sobre as condições para acesso ao serviço, se estará incluído ou precisará de uma subscrição adicional (refira-se que a Apple também continua sem revelar quanto é que irá custar o serviço das mensagens de emergência via satélite depois de terminar o período oferecido).

Falando do que não se sabe, a Huawei também não revelou o preço deste Mate 60 Pro+, mas será necessário pagar um depósito de 127 euros para quem quiser fazer a pré-reserva, sem ainda saber quanto é que irá ter que pagar pelo smartphone (estima-se que vá para perto dos 1200 euros, na China).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)