2023/09/07

Recorde de distância LoRa batido em Portugal

O novo recorde de distância de comunicações LoRa passa a ser de 1336 km, e foi conseguido em Portugal.

Apesar do LoRa ser um sistema tradicionalmente associado a distâncias (bastante) mais curtas, fica demonstrado que também é possível utilizá-los para comunicações de muito longa distância.

Este novo recorde foi conseguido com trackers LoRaWAN instalados no barco de pesca Estrela de Sesimbra e nas suas bóias na costa de Sesimbra, e que conseguiram estabelecer comunicação com um gateway nas Canárias a mais de 1300 km de distância.
O anterior recorde era de 832 km, atingido em 2020, com a significativa vantagem de ter utilizado um tracker num balão. Desta vez, não só temos uma distância significativamente superior, mas conseguida através de dispostivos (literalmente) ao nível do mar.

O tracker utilizado foi o STMicroelectronics STEVAL-STRKT01. E com este recorde, abre-se todo um novo universo de possibilidades, que potencia o uso de LoRa em cenários que, até agora, se poderia pensar não serem adequados para esta tecnologia.

4 comentários:

  1. Para comunicação "ao nível do mar" a estas distâncias, a curvatura da terra não seria um problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que as condições atmosféricas sejam um problema muito antes da curvatura da terra. A distância para o horizonte é tipicamente 5km e vai aumentando se conseguirmos aumentar a altura.

      Eliminar
    2. Daí a minha questão. As condições atmosféricas aguarda-se que fiquem ideais para o teste, mas no artigo mostram uma boia no mar e uma antena de um barco que estará no máximo a 5m acima do nível do mar. A curvatura da terra não dá para aguardar que melhore.

      Calculadoras online apontam para cerca de 10% de curvatura nesta ordem de valores, ou seja se um objecto se "afunda" 10% da distância a que ele está, a boia estará aproximadamente 130km abaixo do horizonte do barco.


      Bem, pelos vistos diferentes tipos de ondas conseguem propagar-se na atmosfera, de diferentes formas e não estão dependentes da linha-de-vista das antenas. Estas parece encaixar na gama UHF e como tal beneficiar o efeito https://en.wikipedia.org/wiki/Tropospheric_scatter

      Interessante.

      Eliminar
    3. Bem, o viajar das ondas de rádio pela atmosfera é assunto complexo. Apenas estava a mencionar a distância para o horizonte que é um facto muita mais fácil de compreender. A terra é uma bola com um raio de uns 6000kms. Assim, a nossa linha de visão (até um objeto desaparecer no horizonte) não é de 1,3km mas sim mais próximo dos 5km. Dada essa diferença só estava a destacar o facto de a curvatura ser irrelevante :)

      Eliminar